Convidado - Ana Paula Cruz

Ana Paula Cruz 


É licenciada e mestre em Práticas Interpretativas, pela UNIRIO com  a dissertação: “LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO TEMÁTICA DE PEÇAS BRASILEIRAS COMPOSTAS PARA FLAUTA TRANSVERSA SOLO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.”, sob a orientação da Profa. Dra. Laura Rónai. Seu tema de mestrado foi apresentado no Colóquio de Pós-Graduação da UNIRIO em 2006 e no Congresso do III Festival Internacional da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) em 2008. Durante a graduação e o mestrado foi monitora das cadeiras de flauta doce e flauta transversa complementar. 
Na música erudita já atuou como flautista e piccolista da Orquestra de Câmara da UNIRIO, 2003; da Orquestra Sinfônica do II Festival de Inverno do Rio de Janeiro, 2003; da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, 2002 a 2004; da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), 2005. Desde 2002, é integrante do TRIO RÓNAI, trio de flautas especializado em música brasileira contemporânea; que 2008, com o patrocinado pelo MinC (Ministério da Cultura), realizou uma turnê com o Trio Rónai, tocando no Conservatório Superior de Amsterdã. Em 2009, o TRIO RÒNAI, a convite da Embaixada Brasileira, fez o concerto de lançamento do CD "Sem Espera", do compositor Sérgio Roberto de Oliveira, em Londres no Bolivar Hall.  
De 2012 e 2014, Ana Paula Cruz atuou como Coordenadora Pedagógica Musical da Ong Afroreggae em Parada de Lucas e Vigário Geral. Nesta instituição atuou como diretora Musical do Grupo de Sopros do Afroreggae, Ensaiadora da Orquestra Sinfônica Afroreggae; idealizadora, diretora musical e professor de Flauta dos Flautistas do Afroreggae. Atualmente é professora da Cadeira de Flauta Transversal no Curso Técnico Integrado em Música em do Colégio Pedro II de Realengo. É flautista doce barroca do Duo Cruz-Noseda que apresentou-se e julho de 2015  e 2016 na Itália, Cidade de Como e Milão.

Comentários