Convidado - Dirceu Leite


Dirceu Leite


É sem dúvida um dos mais importantes instrumentistas de sopro em atividade no Brasil. Multi-instrumentista domina com igual maestria desde o Flautim, Clarone, Clarinetes, passando por toda a família dos saxofones e vários tipos de flautas.
Requisitado por estrelas da musica brasileira, Já gravou em torno 4600 músicas, 3000 CDs e 50 DVDs, como por exemplo: Os Acústicos MTV de Cássia Eller, Arlindo Cruz, Rita Lee, Jorge Benjor, Marcelo D2, Zeca Pagodinho 1 e 2 Gafieira, “Batuque” de Ney Matogrosso, “O futebol” de Chico Buarque, Beth Carvalho - A Madrinha do Samba, Fundo de Quintal 1,2 e 3, Dudu Nobre, Carlos Lyra, Diogo Nogueira 1 e 2, Beth Carvalho - O Dia Nacional do Samba, Pe. Fábio de Melo, Francis Hime, Biografia Rita Lee, Samba Book de João Nogueira e Dona Ivone Lara, Beth Carvalho no Parque Madureira, etc. Grava e se apresenta constantemente com artistas como Ana Carolina, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Francis Hime, Maria Rita, Rita Lee, Roberto Carlos e diversos outros.
Excursionou com artistas como Ney Matogrosso, Rita Lee, Ana Carolina, Diogo Nogueira, Beth Carvalho Francis Hime, Carlos Lyra e muitos outros. Em 2010 recebeu o Diploma Ernesto Nazaré de Excelência do Choro pelo Instituto Cravo Albin. De sólida formação erudita e popular, estudou com H. J. Koelreuter, J. T. Meirelles e Íon Muniz. Tem participação em diversas trilhas de novelas e Minisséries da Rede Globo tais como: Maysa, A Muralha, JK, Amazônia, O Cravo e a Rosa, Direito de amar, Sabor da paixão, América, Sinhá Moça, Paraíso Tropical, O Sítio do Pica-Pau Amarelo, Paraíso, As Brasileiras e outras. No cinema participou da trilha e do filme sobre a vida de Noel Rosa e do premiado “Os Desafinados”, além do curta sobre Pixinguinha. 
No teatro tocou no espetáculo Sweet Charity com Cláudia Raia e integra o elenco do musical “Sassaricando E O Rio Inventou a Marchinha” e “ É com esse que eu vou” ambos de Rosa Maria e Sérgio Cabral. Integra a orquestra de acompanha a grande dama do teatro brasileiro BIBI FERREIRA no espetáculo Histórias e Canções em cartaz. Com o grupo Coreto Urbano participou do Free Jazz em 1998. Novamente no Free Jazz em 2001, acompanhou o grupo americano Temptations. Participou da homenagem a Billy Blanco na Sala Cecília Meireles com a regência do maestro Gilson Peranzzetta.
Com o maestro Mário Adnet fez trabalhos significativos como gravar ao lado de Randy Brecker e Billy Drews; fez parte da Orquestra Ouro Negro de Moacir Santos idealizado por Mário e integrou o“Projeto Jobim Jazz” que incluem gravação e show.
Excursionou com nomes expressivos da MPB por cinco capitais brasileiras sob a regência do maestro Wagner Tiso, além de participações na famosa série MPB & JAZZ com a Orquestra Petrobras Sinfônica e Tiso. Acompanhado de mestres da música instrumental como Raphael Rabelo e Cristóvão Bastos, Dirceu lançou em 1995 seu primeiro CD, “LEITTE DE COCO” onde recria obras esquecidas de grandes compositores da música brasileira, além de composições próprias. Esse trabalho foi indicado para Prêmio Sharp como revelação instrumental em 1996. Em 2006 gravou “Cacique instrumental” que faz uma homenagem aos grandes compositores do “Cacique de Ramos” movimento carioca que revolucionou a música ao incluir o tan tan, repique de mão e o banjo no samba. Um celeiro de grandes artistas. Contou com a participação de Hamilton de Holanda, Rildo Hora, Victor Santos, Arlindo Cruz, Chico Chagas e Carlos Malta. 
Atualmente integra a banda do Maestro Wagner Tiso, Beth Carvalho, Carlos Lyra, Francis Hime e shows de seu próprio trabalho como instrumentista. Além de ser jurado do Grande Premio da Musica Brasileira por dois anos consecutivos, bem como musico integrante da turnê dos shows do mesmo Premio. Este ano em homenagem a grande diva da música, Maria Bethânia. O show tem participações de Lenine, João Bosco, Chico César, Zelia Ducan, Camila Pitanga e a própria Maria Bethânia.
Um pouco mais sobre Dirceu Leite: 
www.myspace.com/dirceileite

Comentários