Convidado - Marco Túlio de Paula Pinto



Marco Túlio de Paula Pinto


Doutor em música (Teoria e prática da interpretação) e Mestre em música (Práticas interpretativas) pela UNIRIO. Bacharel em saxofone pela UFRJ. Professor adjunto de saxofone na UNIRIO- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professor de saxofone no PIM – Programa Integração pela Música, de Vassouras, RJ e no projeto Villa-Lobos e as Crianças. Integra, ainda, a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro. Participou da Banda Sinfônica da Companhia Siderúrgica Nacional como 1ºSaxofonista e chefe de naipe, no período de 1996 a 2001, atuando diversas vezes como solista. Na música erudita trabalhou em duo com a pianista Helen Rodrigues em projetos como os Domingos Clássicos dos SESC´s, Quartas Clássicas na UERJ, entre outros. Foi um dos vencedores do concurso para solistas da ORSEM para a temporada 2000. 
Foi o vencedor da Master Class de saxofone ministrada pelo professor Dale Underwood (EUA), promovida pela Academia Nacional de Música, em 2001. Apresentou-se como solista junto à OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Atualmente desenvolve trabalho de música de câmara em duo com o pianista Alexandre Freitas, tendo se apresentado no Festival do Vale do Café, no circuito SESC Rio, na série música no Fórum,entre outros.

Atuou como professor de saxofone nas edições de 2007 a 2014 do Festival do Vale do Café, em Vassouras-RJ, dos 1º, 2º e 3º Fóruns de Música, Cidadania e Educação de Vassouras, promovido pelo PIM em 2009, 2010 e 2011, do Projeto Banda Larga, edições 2009, 2010, 2011 e 2013, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com a ASBAM – Associação das Bandas de Música do Rio de Janeiro, e dos Painéis Funarte para bandas de Música (2014 - Cachoeira-BA). Ministrou ainda master class na Fordham High School for the Arts, em fevereiro de 2010, na cidade de Nova York (EUA). Atuou como palestrante no V Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí, realizado em 2012 na cidade paulista.
Integrou o duo Chronos com o pianista Alexandre Freitas, em trabalho de divulgação da música brasileira em importantes séries realizadas em espaços como Salão dourado da UFRJ, Sala Vera Janocopolus (UNIRIO), Centro Cultural de São Paulo, IBAM,Teatro Pró- música de Juiz de Fora, Festival do Vale do Café 2006, FINEP, entre outros.
Na música popular tem se apresentado com os mais diversos artistas: Flávio Venturini, Jorge Vercilo, Bob Mintzer, Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas, Gilson Peranzzetta, Perinho Santana, Paulo Moura, Jane Duboc, Beth Carvalho, Nana Caimmy,Ivan Lins, Guilherme Arantes e Chico César. Integrou a Banda de Luiz Melodia em 2001 e2002, tendo participado da gravação do CD/DVD Luiz Melodia Ao Vivo Convida. Integrou ainda a UFRJazz Ensemble, com a qual gravou os CD´s UFRJazz Ensemble interpreta Julinho Barbosa e Paisagens do Rio.

Comentários