Convidado - Naomi Kumamoto




Naomi Kumamoto


Nascida em Kobe no Japão e radicada no Rio de Janeiro. Começou a aprender a música desde pequena nas aulas no piano e depois iniciou a flauta na banda do colégio. Formou-se em flauta clássica pela Universidade de Pedagogia de Osaka e trabalhou durante vários anos em orquestras sinfônicas e atuava também em gravações e apresentações. Um dia descobriu o choro e se apaixonou.
 Conheceu o Maurício Carrilho em 2000 no Japão numa roda de choro. Ele compôs um choro chamado "Naomi vai pro Rio" para ela convidando-a para visitar o Rio de Janeiro para aprender o choro. 
A primeira visita foi em 2001, quando gravou a série Princípios do Choro (Acari Records) ao lado de grandes artistas como Mauricio, Luciana Rabello, Altamiro Carrilho, Toninho Carrasqueira, Jorginho do Pandeiro e outros. Desde então deixou a música erudita e frequentava no Rio de Janeiro para aprender mais sobre o choro. Em 2003 seu primeiro disco foi lançado pela Acari Records com composições próprias e no ano seguinte mudou-se para o Rio de Janeiro definitivamente. 
Hoje tem dado aulas e shows em vários lugares tanto no Brasil quanto fora para divulgar o choro. Lançou um disco gravado no Japão com músicos locais como a primeira vez pela T-Toc Records em 2016. 
É professora de flauta na Escola Portátil de Música e na Casa do Choro e integrante do conjunto Los Cuatro, Caldereta Carioca e Orquestra Furiosa.

Comentários